Pressão está atrelada à baixa liquidez e à menor paridade de exportação, influenciada pela desvalorização do dólar frente ao real.
Os preços do arroz em casca seguem em queda no Brasil, informa o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Nesta terça-feira (23/9), o indicador Cepea/Irga-RS apresentou a cotação de R$ 61,28 para a saca de 50 quilos, o menor valor nominal desde junho de 2020. Desde o início de setembro, o indicador acumula recuo de 8,89%.
Segundo o Cepea, a pressão está atrelada à baixa liquidez e à menor paridade de exportação, influenciada pela desvalorização do dólar frente ao real. Nos últimos dias, parte dos agentes optou por se retirar temporariamente do mercado, aguardando maior estabilidade. Quem seguiu ativo nos negócios realizou apenas operações pontuais. Esse foi o caso, sobretudo, de produtores que precisavam levantar recursos para custear a semeadura da safra 2025/26.
Desmotivados pelo recuo nas cotações, produtores sinalizam diminuir consideravelmente as lavouras nesta temporada. Relatório divulgado pelo Instituto Riograndense do Arroz (Irga) no início de setembro estima que, no Rio Grande do Sul, a área plantada com arroz deve cair 5,17% na safra 2025/26, passando de 970 mil hectares para 920 mil hectares.
Fonte: Globo Rural.