Cidades beneficiadas ficam no Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Bahia e Minas Gerais.
O Ministério da Agricultura e Pecuária publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira (28) a portaria nº 118, que amplia em 17 o número de municípios aptos a renegociar as dívidas rurais, por meio da linha de crédito com R$ 12 bilhões repassados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Com isso, o número de municípios contemplados no Brasil sobe para 1.436.
De acordo com a portaria, assinada pelo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária, Guilherme Campos Júnior, foi feita uma revisão do cálculo usado para estabelecimento das perdas mínimas de 20% do rendimento médio da produção, em pelo menos duas das três principais atividades agrícolas, utilizando-se os dados da Pesquisa Agrícola Municipal da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para ter acesso à linha de crédito, os produtores dos municípios contemplados devem apresentar, no mínimo, duas perdas, em dois anos distintos, em pelo menos duas das três principais atividades agrícolas, iguais ou superiores a 20% do rendimento médio de produção das respectivas atividades.
Os produtores também devem identificar três atividades agrícolas com maior área plantada, de acordo com a Pesquisa Agrícola Municipal do IBGE.
Confira a lista de municípios incluídos:
- Angicos (RN)
- Jandaíra (RN)
- Japi (RN)
- Jardim de Piranhas (RN)
- Santana do Matos (RN)
- São Rafael (RN)
- Triunfo Potiguar (RN)
- Agrestina (PE)
- Santa Cruz do Capibaribe (PE)
- Batalha (AL)
- Ouro Branco (AL)
- Palestina (AL)
- Andaraí (BA)
- Macururé (BA)
- São Domingos (BA)
- Patis (MG)
- Pintópolis (MG)
Fonte: Globo Rural.










